A Prefeitura de Valparaíso de Goiás anunciou, nesta quarta-feira (28/01), a redução do valor da taxa de resíduos sólidos, conhecida como taxa de lixo, e o encaminhamento da licitação para um novo sistema de coleta de lixo e limpeza urbana no município.
Segundo o prefeito municipal, Marcus Vinicius, a redução da taxa será viabilizada por meio de um projeto de lei que deverá ser enviado à Câmara Municipal no início do ano legislativo. A proposta prevê a concessão de subsídio por parte do município e pode beneficiar mais de 100 mil moradores, número que representa mais da metade da população da cidade.
A taxa de resíduos sólidos passou a ser exigida pela legislação federal em 2020, com o objetivo de garantir o manejo adequado do lixo e o encerramento de lixões a céu aberto. De acordo com as informações divulgadas, com a nova metodologia, imóveis com consumo de até 10 mil metros cúbicos por mês passarão a pagar R$ 20. Permanecem mantidas a isenção para famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e o desconto de 50% para beneficiários do Bolsa Família, conforme já adotado no município.
Além da mudança na cobrança, a prefeitura informou que está encaminhando a licitação para o novo sistema de coleta de lixo e limpeza urbana. O serviço deverá contar com uma frota composta por nove caminhões novos, sendo oito em operação e um de reserva, com a finalidade de ampliar a capacidade de atendimento, especialmente em períodos de chuva.
O anúncio foi feito durante reunião com a presença do prefeito Marcus Vinicius, do presidente da Câmara Municipal, Walison Lacerda, do vice-prefeito Waguinho e de vereadores do município.
As medidas, segundo a prefeitura, fazem parte de ações voltadas à reorganização do serviço de limpeza urbana no município.
Receba as principais notícias do Entorno de Brasília direto no seu Whatsapp e fique por dentro de tudo o que acontece na região! Clique neste link!
Comentários: